2021-01-24





 


 

 

Casa São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia

Projecto: 2018; Obra: 2019/20

Fotografia: João Morgado

Fotografia da Maqueta: Raulino Silva

A habitação unifamiliar localiza-se na freguesia do litoral de São Félix da Marinha. O terreno fica muito próximo da Praia da Granja, uma estância balnear bastante conhecida que se situa no extremo sul do distrito do Porto e do concelho de Vila Nova de Gaia.

O terreno que encontramos estava a ser utilizado como campo de cultivo, sendo que na zona mais a Sul existiam alguns pinheiros e sobreiros que foram mantidos. O território agrícola e rural está a diminuir na freguesia, sendo que as construções habitacionais colectivas e unifamiliares estão a aumentar por causa da proximidade do mar e das rápidas ligações à cidade do Porto.

O acesso ao terreno é realizado pelo arruamento na zona Norte, o que possibilitou abrir os espaços interior para Sul e para Poente com vistas sobre o terreno e sobre o mar no terraço do segundo piso. Desta forma, conseguimos usufruir da melhor orientação solar, e proteger o jardim com a piscina dos ventos frios que sopram de noroeste, muito típico na costa nortenha de Portugal.

No piso térreo a entrada principal leva-nos até a um átrio, aberto para o pátio do azevinho, que permite a ligação a todos os espaços interiores. No lado nascente junto ao arruamento temos a garagem com a lavandaria, e no lado poente a cozinha junto à sala principal. A sala comum de estar e de jantar está orientada para o jardim e para a piscina, sendo que a separação com o átrio principal é feita com um ripado de mdf lacado em branco.

No corpo que se estende no terreno do lado nascente temos a zona dos quartos, com três quartos com acesso ao jardim e à piscina, sendo que o quarto principal é uma suite com quarto de vestir. Os três quartos de banho da habitação têm todos iluminação e ventilação natural quer seja com pátios ou clarabóias.

No piso superior temos apenas uma sala polivalente para jogos ou para ver televisão, que se abre para um terraço, sobre a cobertura do piso térreo, com vistas para o oceano atlântico.