Casa Gandra, Esposende
Fotografia: João Morgado
Fotografia da Maqueta: Raulino Silva
A Casa em Gandra na margem direita do rio Cávado encontra-se junto à ponte metálica que liga Fão à cidade de Esposende, no Norte de Portugal.
A habitação unifamiliar de um único piso é a última construção que antecede a área de salvaguarda e protecção das margens do rio. A implantação permite proteger a área da piscina e o alpendre da cozinha dos ventos de Norte muito comuns nesta região.
O acesso da rua da Ribeira até à garagem e à entrada principal da habitação é realizado pela zona Nascente por um pavimento em betão negro afagado. Permitindo libertar a área do terreno poente/sul para a piscina e o jardim com vistas para o rio.
A organização interior tem como ponto de referência o corredor central iluminado pelo pátio da Oliveira, que comunica com todos os espaços. Na zona da frente temos a sala principal com a cozinha que se prolonga até ao deck exterior da piscina. A poente temos os quartos e a suite voltados para o rio, a nascente o escritório e a lavandaria, e na zona posterior temos a garagem e a casa das máquinas.
Prémios e distinções:
2016 - Seleccionado, The Plan Awards, categoria Houses
2016 - Nomeado, Prémio Archdaily Building of the Year, categoria Houses
2015 - Finalista, Prémio Next Landmark - Floornatura, categoria First Work