2020-11-28




















Casa Beiriz, Póvoa de Varzim 

Projecto 2017/18; Obra: 2018/20

Fotografia: João Morgado

Fotografia da Maqueta: Raulino Silva

O loteamento das Violantas foi desenhado ao longo de um arruamento com lotes de ambos os lados e localiza-se na freguesia de Beiriz. A envolvente ainda é cercada por campos de cultivo de milho e erva, mas para poente ao longe já se avistam as “torres” da cidade, na Póvoa de Varzim.

O lote estreito e longo, com uma área alargada de implantação e de construção, possibilitou organizar os volumes de acordo com as necessidades da habitação unifamiliar. No arruamento foi obrigatório manter e reconstruir o muro de granito que separa a área de estacionamento e a zona de circulação automóvel.

A entrada pelo lado Norte possibilitou abrir os espaços interiores para a melhor orientação solar (Sul e Poente), protegendo a habitação das nortadas e também do ruído da auto-estrada no lado nascente.

No piso inferior, o corredor no lado norte com as escadas suspensas de ligação ao piso superior, permite a comunicação entre os vários espaços. Na zona frontal temos a sala de estar e de jantar, junto à cozinha que se abre para o deck exterior da piscina. Na zona posterior localiza-se a garagem fechada para dois automóveis, a área técnica e a lavandaria. Ainda neste piso temos uma outra pequena sala voltada para a piscina e um quarto de banho.

No piso superior, erguem-se dois volumes, no volume posterior temos as três suites com quartos de vestir e uma varanda comum aberta para Sul, sobre a piscina. No volume junto ao arruamento temos o escritório que se prolonga para o terraço sobre a sala.