2023-07-04















Hotel Canino e Felino, Vila do Conde
 
Projecto: 2017/18; obra: 2018/19 
 
Fotografia: João Morgado
 
Fotografia da maqueta: Raulino Silva 

O Hotel Canino e Felino fica localizado em Vila do Conde e tem como programa principal o alojamento temporário de cães e gatos, que funciona como hotel. O restante programa é um complemento à actividade do espaço, e é composto pelo consultório veterinário, zona de banhos, áreas de treino/recreio exterior e ainda uma piscina para os animais domésticos.

O programa foi distribuído por três edifícios que estão interligados, para permitir acolher três áreas com usos diferentes. Ao dividir os espaços conseguimos uma zona de gatos separada da zona de cães para evitar o encontro de ambos e reduzir os ruídos. O terceiro edifício está ocupado com todos os espaços da área de atendimento ao público.

No edifício da entrada com apenas um piso estão os espaços de atendimento, com a recepção, o espaço da loja, a zona de banhos, o consultório do médico veterinário, a zona administrativa e os sanitários de apoio.

O edifício de alojamento dos cães voltado para os campos de treino é o maior e tem dois pisos. No piso superior temos quarenta e um “quartos” separados pelo corredor central com um pequeno jardim para diminuir o contacto visual dos animais. No piso inferior com acesso pela escada em espiral temos um grande espaço polivalente, os sanitários e balneários para os funcionários.

O edifício dos gatos com um único piso, é o mais pequeno e tem doze espaços independentes para o alojamento, com um espaço central de jardim para recreio dos felinos, que está iluminado por uma grande clarabóia.