2024-07-24








 


















Habitação Colectiva, Vila do Conde

Fotografia: Héctor Santos-Díez

Fotografia da Maqueta: Raulino Silva

A intervenção no gaveto das alminhas de São José, no centro da cidade de Vila do Conde, tem como programa a construção de uma habitação unifamiliar e de um edifício de habitação colectiva para arrendamento com dois apartamentos e uma loja para comércio ou serviços.

A habitação unifamiliar implanta-se no local da construção existente que tinha apenas um piso, e mantém a fachada antiga para a rua Comendador António Fernandes da Costa, sendo que o segundo piso ficou recuado em relação à rua para se afastar da fachada da casa do Instituto de S. José da Congregação das Irmãs Doroteias, permitindo assim visualizar também a cobertura da Capela Dos Passos que se encontra no lado norte do quarteirão.

O programa extenso da habitação foi distribuído de forma a que os espaços de circulação (corredor e escadas) ficassem junto à fachada do arruamento por causa do ruído da circulação automóvel, permitindo assim abrir os espaços de permanência para o interior do jardim que tem uma piscina, um pequeno anexo e está cercado pelos muros de granito existentes.

No piso térreo temos a garagem para dois carros, a lavandaria, a sala comum que comunica com a cozinha, um sanitário, a área técnica e o quarto das visitas com quarto de banho privativo. No piso superior, temos a suite principal com quarto de banho e dois quartos de vestir, três quartos mais pequenos também com quarto de banho privativo, e o escritório no topo Sul que se abre para um grande terraço e espreita a cidade.

O segundo edifício, para arrendamento, foi construído na rua Conde D. Mendo, um arruamento mais movimentado e com vários pequenos prédios com comércio no rés-do-chão, deixando assim, o gaveto intocável com as alminhas de São José e o muro de granito existente.

No piso térreo temos o estacionamento automóvel atrás do muro e uma loja para comércio ou serviços com entrada independente. Nos dois pisos superiores, temos um apartamento do tipo T2 em cada piso com uma grande varanda aberta para a cidade, que permite observar a igreja de Santa Clara. Na fachada lateral e posterior pequenos pátios suspensos, salvaguardam a privacidade do logradouro da habitação unifamiliar e permitem iluminar os espaços de serviço dos apartamentos.