2020-01-18






Casa Galegos, Barcelos

Projecto: 2015/17; Obra: 2017/19
 
Fotografia: João Morgado
 
Fotografia da Maqueta: Raulino Silva 


A habitação unifamiliar localiza-se na freguesia de Galegos de Santa Maria, em Barcelos, num terreno com cerca de 4000m2. A implantação foi realizada próxima do gaveto da rua 1º Dezembro com a rua Trás da Fonte, para permitir uma futura construção na área sobrante a Norte. 
 
Os espaços da casa foram organizados em quatro volumes independentes, que desenham um pátio central. Em todo o perímetro do pátio temos um corredor que permite a ligação entre os vários espaços, apenas separa o corredor do pátio a caixilharia em vidro e as duas paredes com a pedra da ruína existente.
 
A entrada para a habitação é realizada pela zona norte, entre o volume da garagem e o volume da sala comum e da cozinha. A garagem com a área técnica e o sanitário de serviço está orientada para norte e o volume da sala prolonga-se pelo deck de madeira para poente. Os outros dois volumes estão orientados a sul e a nascente, o primeiro tem três quartos, dois quartos de banho e um quarto de vestir, e o segundo voltado a nascente tem a lavandaria, o quarto de brincar e o escritório.
 
As aberturas dos volumes para o exterior estão protegidos por alpendres, que prolongam o espaço interior para o exterior, e protegem a caixilharia e os estores de sombreamento das chuvas no inverno e do sol intenso do verão. 
 
No exterior, o acesso norte da casa em betão afagado negro, permite libertar as áreas com melhor exposição solar para o jardim, onde predomina a relva semeada e a brita de xisto negro com pequenos arbustos que protege o sistema etics das fachadas. Na zona nascente, um pequeno anexo existente, foi mantido para alpendre e apoio ao jardim (rega e sistema do furo de água).
 

Prémios e distinções:

2021 - Nomeado, Prémio ODA'21, categoria Arquitectura Residencial
2021 - Nomeado, Prémio Archdaily Building of the Year, categoria Houses
2020 - Silver Winner, Novum Design Awards, categoria Architectural Design
2020 - 3º Prémio, Global Future Design Awards, categoria Residential Built
2020 - Menção Honrosa, IDA Design Awards, categoria Architecture
2020 - Nomeado, Simon Architecture Prize, categoria Arquitectura
2020 - Finalista, The Plan Award, categoria Villa