Casa Senhora da Hora, Matosinhos
Fotografia: João Morgado
Fotografia da Maqueta: Raulino Silva
A obra está inserida num terreno urbano, numa zona residencial com várias habitações geminadas de dois pisos e alguns edifícios de habitação colectiva.
Apesar da dimensão generosa do terreno, foi intencional organizar a casa com duas frentes, para possibilitar o encosto das fachadas laterais às empenas das casas vizinhas. A diferença da cércea entre as duas casas existentes deu origem à variação em altura na fachada para possibilitar alinhar as três construções.
No piso inferior voltado para Sul, temos o acesso à garagem com dois lugares de estacionamento automóvel e a entrada principal que nos leva até às escadas. Do átrio principal temos ligação à sala comum com aberturas em ambas as fachadas, à cozinha, à lavandaria e ao quarto de banho, estes últimos voltados para a zona posterior. No jardim do logradouro temos uma piscina aquecida com uma área em deck de madeira.
No piso superior temos dois quartos e um escritório voltados para a fachada principal, todos com varanda. O quarto de banho de apoio a estes espaços encontra-se na zona posterior e é iluminado por um pátio. Na fachada posterior temos a suite principal com quarto de banho e quarto de vestir. Este quarto tem ligação com o terraço central do piso superior, que permite a orientação solar poente para o quarto e ainda a iluminação da área de corredor e das escadas.