Casa Silva Escura, Maia
Fotografia: Héctor Santos-Díez
Fotografia da Maqueta: Raulino Silva
A habitação unifamiliar de um único piso localiza-se na freguesia de Silva Escura, no concelho da Maia, norte de Portugal.
A implantação da casa foi condicionada pela forma do terreno que apesar de ser muito comprido vai ficando mais estreito no lado oposto ao do arruamento. No limite Sul, foi necessário encostar a habitação à construção do vizinho, para colmatar a empena.
O acesso à habitação anunciado pela parede de mármore branco é realizado pelo lado Nascente, que nos guia até a um átrio voltado para o pátio central da construção. Deste átrio temos acesso aos três volumes que definem a organização da habitação. No lado Sul temos a cozinha com ilha e a sala comum de estar e jantar. No lado Nascente temos o sanitário com um pátio, o escritório, a lavandaria, a casa das máquinas e a garagem. Na zona mais a Poente, temos as três suites, sendo que uma delas tem um quarto de vestir, já os quartos de banho são todos iluminados com clarabóias.
Ao definir os espaços procurou-se favorecer a melhor orientação solar, possibilitando criar uma zona com maior privacidade no jardim posterior com ligação à sala e aos quartos, sendo que a cozinha ficou voltada para o arruamento.